terça-feira, 1 de abril de 2008

A Melancolia na Idade Moderna

Mais comum a cada dia, a melancolia, estado psíquico de depressão sem causa específica, vem sendo motivo de pesquisas de psiquiatras e psicólogos. Em toda a história da evolução da espécie humana, a melancolia esteve presente. No período da Renascença e do Romantismo melancolia era considerada como uma doença bem-vinda, uma experiência que enriquecia a alma.
No século XXI, quem poderia imaginar que toda evolução e conforto alcançada pelo ser humano deixaria espaço para tanta insatisfação? Doença reconhecida por Sigmund Freud, em seus estudos sobre o superego, a melancolia se assemelhava ao precesso de luto, mas sem haver necessariamente uma perda.
Hoje, com o grande número de aumento da doença, brasileiros recorrem à Terapia de Vidas Passadas em busca de cura para dores físicas, superação de traumas e transtornos mentais.
Na matéria publicada recentemente pela Revista ISTOÉ, podemos entender melhor o que é o tratamento através da Terapia de Vidas Passadas, e seus resultados positivos no combate a doença.
A Técnica de Regressão ainda não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, visto que não há nada na ciência que comprove que o indivíduo tenha outras vidas, e que possa voltar a elas, como afirma o Presidente da Instituição, Humberto Verona. Ele ainda deixa claro que o interesse pelas vidas passadas tem que partir do paciente, e jamais ser induzida pelo profissional durante o tratamento.
Mais que uma questão religiosa, hoje, a melancolia pode ser uma manifestação à desestruturação emocional que o país vem sofrendo, com a falta de ética das autoridades públicas, com a violência, com a impunidade e com a descrença que cresce no cidadão de ter um país mais justo.
É lamentável que tenhamos que vivenciar esse episódio. Que as pessoas lutem tanto pra ter uma vida digna, que cheguem ao ponto de não saber pelo que estão lutando. Que tenham que trabalhar meses a fio para pagarem impostos absurdos, sem ter o mínimo de retorno, que não tenham suas exigências básicas, como saúde, segurança e educação garantidas.
É irônico que a doença classificada por Freud, como sendo a incapacidade da pessoa de fazer o bem, esteja justamente aumentando entre as pessoas que lutam diariamente para ter uma vida decente, e que as que mais mentem e manipulam de cara lavadas, em público, sejam as que possuem o Ego nas alturas e a consciência morta!

Nenhum comentário: