quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Significado de Lealdade.

Desde criança aprendemos que para sermos pessoas de bem precisamos ser leais. Mas afinal, o que significa Lealdade? Lealdade é o estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa.
Se cada pessoa fizesse um teste consigo mesmo, qual seria o resultado? "Será que estamos sendo leais? "
Nos dias que vivemos, é cada um por sí e Deus por todos, pelo menos é assim que a maioria da sociedade pensa. Se precisar contar uma "mentirinha" para a esposa, filhos, etc., a gente conta, nada grave, apenas para remediar uma situação que criamos e que não era o momento. Pois bem! ai começou uma sequência de mentiras que colocam em jogo a nossa honestidade, muitas vezes para com nós mesmos.
É engraçado, como temos a idéia de que mentir para alguém que nos ama, como pai e mãe, filhos etc., é sempre mais fácil que mentir para o chefe, colegas de trabalho, professores etc., pessoas que temos a certeza que no maxímo sentem por nós carinho, nada comparado ao amor que recebemos de pai, mãe e filhos. Mas que justamente por sabermos que quem nos ama geralmente nos entende, é exatamente para elas que mentimos mais.
Quantas vezes você já não prometeu para seus filhos um final de semana de brincadeiras, sorrisos e troca de carinhos, e não teve que dar uma desculpa quando teu chefe te convidou para um futebol acompanhado de um churrasco? Hum... é assim que acontece muitas vezes. Decepcionamos as pessoas que estão sempre ao nosso lado, que sabemos que não vão nos abandonar quando não conseguirmos mais atingir as metas da empresa, para agradar alguém que pode nos substituir a qualquer momento.
Não acho que não devemos preservar um emprego, claro que sim! mas ai colocar para trás quem nos ama é demais.
Não é isso que falamos em tempo de campanha eleitoral? ah! ele promete para se eleger, ou "é promessa de político", e isso não nos faz sentir um certo nojo dessas pessoas? de saber que são dissimuladas e que seus interesses estão sempre a frente da sinceridade?
E assim nós agimos de vez enquando, até que se torna normal, e ai aprendemos a prometer e não cumprir, e quando percebemos, nossos pais e filhos realmente não deixaram de nos amar, apenas não acreditam mais em nós, e como diz o velho ditado: "Você leva anos para conquistar a confiança de alguém, e apenas segundos para perdê-la", então chegou a hora de corrermos atrás do prejuízo, não material, pelo que prometemos que daríamos e não demos, mas pelas pequenas decepções que causamos ao únicos que jamais vão nos esquecer.
Pensar bem antes de faltar com honestidade é a melhor solução, só assim podemos cobrar que as pessoas sejam sinceras conosco, afinal, não há nada pior que ser enganado, principalmente por aquelas pessoas que tinhamos certeza que não nos decepcionariam.

3 comentários:

Unknown disse...

Gilki adorei a matéria...fala do que vem acontecendo com o mundo..estamos perdendo o senso de lealdade..de respeito..mas principalmente de confiança..nos deixamos levar por ''mentirinhas''..as quais pensamos que diminuirão o sofrimento de outros ou até de nós mesmos..quando na verdade apenas ''cobrimos o sol com a peneira''..pois por mais que a verdade doa ela deve ser dita..ira machucar menos que mentiras..pra mim lealdade é sinceridade..confiança..respeito..e é isso que muitas vezes falta às pessoas.

hankinhuUu disse...

concordo com a patricia.

nós nos deixamos levar por ''mentirinhas'' achando que ira machucar menos de com a verdade...nao se deixem levar por uma mentira... se vc acha que mentir e a melhor opçao nao é pense antes de agir e pense bem ''muito bem''pois vc pode acaba com uma pessoa falando uma mentira..foi o que eu aprendi pois essas pessoas se acham o maximo so porque elas mentem...nao e verdade pra mim quem tem lealdade vai dormir em paz quem nao tem ira saberá no dia certo...
Pois se vc aprendeu o que eprendi nao seja igual a mim lendo essa mateira aprendi a nao enganar as pessoas que nos amam e sim falar a verdade nunca minta pois a mentira pode acabar com sua vida pode ate acabar com a vida de outras pessoas pense antes de contar uma mentira veja se vale a pena...mais nunca valera a pena,nao sei o teu caso mais o meu sera essi nao mentir nunca mais...
Obrigado por me encinar issu.

vivendo,aprendendo e concertando os erros..

hankinhuUu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.