terça-feira, 25 de março de 2008

A Luta Pelos Valores Éticos

A escassez de ética está evidente em muitas organizações públicas de nosso país, e hoje, quem anda dentro da lei é considerado um imbecil. O que permeia a sociedade é a leniência com desvios, com transgressões, começando com as pequenas, como jogar papel na rua, furar o sinal de trânsito, dar uma cervejinha ao guarda que quer multar.
Mas afinal, o que é ética? Segundo o dicionário Abbagnado, "ética é em geral a ciência da conduta", ou seja, uma espécie de teoria sobre prática moral, uma reflexão teórica que analisa e crítica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
Ao se tornar capitalista, a sociedade passou a cultuar o dinheiro, e a tendência a acumular maiores lucros, com isso, deu início à formação de um indivíduo que feria a moral já existente, por se tornar egoísta, hipócrita e individualista.
Mas a situação que vemos hoje é preocupante, fora de controle. As demonstrações de conflitos de interesse são claras, mas o que mais é inaceitável é ouvir de autoridades que transgressões são rotineiras na vida pública brasileira.
Um dos principais problemas é os desvios seguidos cometidos por todas as correntes, o que acabou causando a falta de confiança da sociedade nas autoridades, e o que provocou cinismo e trocas de acusações, que acabaram igualando toda classe política, e o que é um perigo para a democracia.
Se não temos mais em quem confiar, para que vamos ir até as urnas votar? É indiferente para nós. Se a cada dia surge um escândalo novo envolvendo autoridades e o dinheiro público, onde está a ética dessas pessoas? Tem uma frase, que foi citada pelo ex-presidente da Comissão de Ética, o embaixador Marcílio Marques Moreira, que é atual e que demonstra que esse é um problema da sociedade: “Se todos fazem, não só pode como tem de fazer. É tolo quem, podendo se aproveitar, não o faz”. Isso retrata o momento pelo qual passamos, pois mesmo após a idéia de que os escândalos de corrupção no Legislativo, como o do mensalão e o dos sanguessugas, serviriam para depurar a política, o que se vê é que não houve essa depuração, principalmente devido à impunidade, que atrai para a política pessoas pouco preocupadas com a ética, mas em busca do dinheiro fácil.
E nós? O que podemos fazer? Acho que ficar de braços cruzados é compactuar com pessoas desonestas. Devemos começar pelas atitudes simples, pela idéia de que a boa educação é o melhor caminho, e que o que realmente difere o cidadão de verdade é os bons valores do qual ela faz uso.
Não dá para mudar um passado sujo, mas temos o dever de lutar por um futuro mais justo, com pessoas de respeito à frente dos poderes públicos.

terça-feira, 11 de março de 2008

A Polêmica Continua!

Em pleno auge da discussão sobre a validade dos artigos da Lei de Biossegurança que autorizam a pesquisa científica com embriões humanos, a Igreja Católica divulga os "Novos Pecados", classificados como modernos e sociais, entre eles estão: Manipulação genética, Uso de drogas, Desigualdade social e Poluição ambiental.
Sabendo que um dos principais oponentes da pesquisa com células-tronco embrionárias no Brasil é a Igreja Católica, é fundamental que as pessoas entendam, segundo a bióloga Mayana Zatz, uma das maiores especialistas em células-tronco do país, com quase 300 artigos publicados, que não existe uma briga dos cientistas com a Igreja Católica, mas que a decisão que o Supremo Tribunal Federal vai tomar diz respeito a toda sociedade, o que não pode acontecer é a desinformação.
Muitas pessoas confundem estudos com células-tronco embrionárias com aborto. O que para a bióloga é um absurdo, pois do ponto de vista médico, enquanto os embriões não têm células nervosas, nem estão no útero, não são seres vivos.
Mesmo não existindo um consenso sobre quando começa a vida, segundo a bióloga, um embrião de até catorze dias, sem nenhum indício de células nervosas, não pode ser considerado um ser vivo, visto que, quando o cérebro pára, a pessoa é declarada morta.
Contudo, com a divulgação dos "Novos Pecados", especialmente o que trata diretamente desse assunto: A Manipulação Genética, juntamente com a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que tem como tema esse ano a defesa da vida e critica o uso de embriões em pesquisas,
fica mais complicado para a sociedade tomar uma postura a favor ou não diante desse cenário.
Apesar de tanta informação, sempre restará uma duvida, já que não há conclusão exata científica para o início da vida. Mas vale lembrar que uma decisão a favor dessa liberação, pode no futuro trazer muitos benefícios para tratamentos, como por exemplo diabetes, doenças neuromusculares e Parkinson.
Acredita-se que o Judiciário, terá que agir mais com ética do que por valores morais, ao tomar essa decisão, levando em conta as milhares de vidas que serão beneficiadas por estas pesquisas, afinal, se amanhã houver no exterior a cura para doenças neurodegenerativas ou para pessoas paraplégicas, quem tiver dinheiro vai se tratar lá fora. Os pobres, o que vão fazer? É improvável que o SUS vá cobrir os custos do tratamento em outro país.