segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O novo perfil de Dilma Rousseff

A candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência de 2010, promete ser uma dura jornada para os seus assessores. Conhecida pela austeridade com que trata quem a cerca, assim como o presidente Lula nas eleições de 2002, a ministra também está sendo remodelada.

Não é somente o figurino, que terá de ser transformado, mas as atitudes. Aliás, se fosse somente à troca de roupa seria fácil. O difícil vai ser ensiná-la a tratar as pessoas de igual para igual, e abandonar os discursos radicais, que assustam o eleitor, exatamente como o presidente Lula fez.

Em sete anos de ministério, Dilma nunca escondeu que não tem tato político, prova disso foram as brigas e desavenças dentro do próprio partido, o PT. A pergunta que não cala é: será que uma mulher tão rude tem condições de comandar um povo tão alegre?

A aparência pode ser manipulada, mas os traços de personalidade não. Inclusive, desde que vêm tentando se tornar mais acessível, Dilma tem cometido muitas falhas. Durante os eventos a que tem ido, quando está incorporando a nova personagem, é simpática e acolhedora, porém, quando volta a si cumprimenta apenas as autoridades. Atitudes como essas, tem sido motivo de constantes advertências à ministra. Mesmo com todo esforço por parte dela, dá para perceber que está difícil cumprir o papel de candidata.

Mesmo antes de o período eleitoral estar aberto, já é possível notar que a sociedade está estranhando essa nova Dilma. No entanto, todos estão curiosos para ver o resultado. O que não pode ser esquecido, durante a campanha, é que isso faz parte de um plano de marketing, e que provavelmente, a dureza estará de volta no dia seguinte à eleição.

Um comentário:

Leonardo Xavier disse...

Sei não, eu espero que o povo não caia no marketing da Dilma, por sinal pelo que eu estou vendo os assessores de campanha vão ter que suar a camisa. Por que além de ser uma candidata com uma imagem antipática agregada, eu acho que ela não sabe nem se articular direito. São muitas perólas na mídia que demonstram que ela não sabe se expressar direito.