terça-feira, 25 de março de 2008

A Luta Pelos Valores Éticos

A escassez de ética está evidente em muitas organizações públicas de nosso país, e hoje, quem anda dentro da lei é considerado um imbecil. O que permeia a sociedade é a leniência com desvios, com transgressões, começando com as pequenas, como jogar papel na rua, furar o sinal de trânsito, dar uma cervejinha ao guarda que quer multar.
Mas afinal, o que é ética? Segundo o dicionário Abbagnado, "ética é em geral a ciência da conduta", ou seja, uma espécie de teoria sobre prática moral, uma reflexão teórica que analisa e crítica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
Ao se tornar capitalista, a sociedade passou a cultuar o dinheiro, e a tendência a acumular maiores lucros, com isso, deu início à formação de um indivíduo que feria a moral já existente, por se tornar egoísta, hipócrita e individualista.
Mas a situação que vemos hoje é preocupante, fora de controle. As demonstrações de conflitos de interesse são claras, mas o que mais é inaceitável é ouvir de autoridades que transgressões são rotineiras na vida pública brasileira.
Um dos principais problemas é os desvios seguidos cometidos por todas as correntes, o que acabou causando a falta de confiança da sociedade nas autoridades, e o que provocou cinismo e trocas de acusações, que acabaram igualando toda classe política, e o que é um perigo para a democracia.
Se não temos mais em quem confiar, para que vamos ir até as urnas votar? É indiferente para nós. Se a cada dia surge um escândalo novo envolvendo autoridades e o dinheiro público, onde está a ética dessas pessoas? Tem uma frase, que foi citada pelo ex-presidente da Comissão de Ética, o embaixador Marcílio Marques Moreira, que é atual e que demonstra que esse é um problema da sociedade: “Se todos fazem, não só pode como tem de fazer. É tolo quem, podendo se aproveitar, não o faz”. Isso retrata o momento pelo qual passamos, pois mesmo após a idéia de que os escândalos de corrupção no Legislativo, como o do mensalão e o dos sanguessugas, serviriam para depurar a política, o que se vê é que não houve essa depuração, principalmente devido à impunidade, que atrai para a política pessoas pouco preocupadas com a ética, mas em busca do dinheiro fácil.
E nós? O que podemos fazer? Acho que ficar de braços cruzados é compactuar com pessoas desonestas. Devemos começar pelas atitudes simples, pela idéia de que a boa educação é o melhor caminho, e que o que realmente difere o cidadão de verdade é os bons valores do qual ela faz uso.
Não dá para mudar um passado sujo, mas temos o dever de lutar por um futuro mais justo, com pessoas de respeito à frente dos poderes públicos.

Nenhum comentário: