quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Arte Como Forma de Socialização


A Arte está presente no mundo desde que houve indícios de humanos na terra.
Palavra designada do Latim, significa técnica ou habilidade, e é geralmente entendida como atividade humana ligada a estética, a beleza, constituída por um artista, a partir de suas emoções, sentimentos e percepções.
O contexto de Arte muda de acordo com a sociedade e época, conforme as necessidades de cada comunidade ou civilização.
Nos dias atuais, a Arte passa a ser vista como uma faculdade da mente humana para ser classificada do meio da religião e da ciência.
A Arte expressa antes de qualquer coisa, o que cada pessoa traz dentro de si. Ela proporciona a oportunidade de sermos nós mesmos, e de demonstrar nosso entendimento, reivindicação, ou seja, qual for a reação diante de algum fato.
Seja através da música, da poesia, da fotografia, pintura etc., vemos na Arte uma possibilidade de crescimento pessoal, individual, mas que acima de tudo é humano. A Arte humaniza!
Em nosso país, aonde a Educação não vem enfrentando seus melhores dias, precisamos de um processo educacional assim, que una Educação a Arte, que vá além do racional, mas que busque a essência de cada aluno, que proporcione a ele uma formação completa de sua existência.
Mais que pessoas inteligentes, precisamos de pessoas preocupadas com o seu semelhante. Pessoas que sejam capazes de compreender um sorriso ou um silêncio, pessoas que saibam ouvir e saibam falar.
Não vejo uma oportunidade melhor para que isso aconteça, senão, por meio da Arte.
Que seja permitido a cada pessoa, expressar seus sentimentos, buscar não o que é belo fisicamente, mas o que é belo e explicado pela religião, seja ela qual for: “A beleza interior”, chamada de “ALMA”.
Acho que somente através de uma boa Educação, com sólida formação humana, poderemos contar em um futuro bem próximo, com pessoas mais sensíveis e gentis, e aí sim, teremos a certeza de que caminhamos para um novo mundo, onde será possível acreditar na justiça, no amor e na paz!
"Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... é a sua sensibilidade, sem tamanho..."
(Willian Shakespeare)

Um comentário:

Grazi Sperotto disse...

Nossa menina, nem sabia que vc tava em Santa Maria! hehe, nem tinha te visto mais mesmo, hehe
Só tô passando pra dizer que vou sempre passar aqui, adorei teu blog!
Vc escreve com uma emoção, coisas sérias, mas com sentimentos sabe...gostei mesmo
Beijão