terça-feira, 13 de maio de 2008

Um Basta à Igreja Católica


Quanto mais a gente pensa, mais a gente se revolta!
É assim que muitas pessoas estão pensando sobre a Igreja Católica, depois de tantos casos de abuso sexual que estão vindo à tona, e sobre os quais a Igreja não está fazendo quase nada.
A mídia diante de muitos aspectos nos oferece uma constante avalanche de informações, as quais acabam sendo confundidas e muitas vezes mal interpretada. É preciso ter uma pouco mais de conhecimento para não se deixar manipular pelo que nos é transmitido todos os dias.
Porém, com essa atualização continua das informações, podemos ter contato com o que está sendo realizado pelas “autoridades”, sejam elas políticas, religiosas, econômicas, etc., tendo assim a oportunidade de refletir, e principalmente tomar uma atitude. Desde 2002 a imprensa vem divulgando casos de pedofilia, cometida pelos padres da Igreja Católica.
Os casos têm acontecido nos Estados Unidos, e já atingiram quase todas as dioceses do país, e como é de se imaginar estão deixando cicatrizes enormes.
Lamentável, mas inevitável, a primeira visita que o Papa Bento XVI fez aos EUA foi justamente para tratar do assunto dos padres pedófilos.
O Papa expressou dor e pediu atenção redobrada pelas vítimas, e disse também que se sentia “profundamente envergonhado” pelos casos que vem acontecendo. Depois de celebrar uma missa pelas vítimas, o Papa se reuniu com algumas das vítimas molestadas, escolhidas a dedos e a portas fechadas.
E depois disso, o que esperar da Cúpula da Igreja Católica? As vítimas americanas esperam e exigem que seja tomada uma providência concreta, para evitar que algo parecido volte a acontecer. Mas até agora nada foi feito. O Vaticano anunciou que estava pensando em fazer mudanças no código... PENSANDO!!! E em quanto isso como ficam as famílias das vítimas?
Aliás, mesmo que sejam tomadas as providências, durante todos esses anos foram registradas mais de 13 000 vítimas, e mais de 5 000 padres pedófilos.
Realmente um número grande de famílias que jamais serão as mesmas. Isso sem contar os casos em que as vítimas se suicidaram.
Com certeza isso explica o motivo de boa parte dos Católicos estarem virando as costas para a Igreja e suas orientações.
Acredito que tem mais haver com lutar e desejar o bem, transmitindo a idéia de confiança em algo, do que continuar seguindo valores que não respeitam mais a vida.
Seja qual for a crença, isso não representa muito, o que faz sentido e dá sentido as coisas, é antes de mais nada valorizar cada pessoa como sendo única e sagrada.
Não devemos fechar os olhos para o que acontece ao nosso redor, mesmo que não estejamos diretamente envolvidos, temos sempre um pouco de responsabilidade sobre nosso semelhante. Quando somos capazes de compreender o sofrimento humano, deixamos de ser apenas mais um número e passamos a assumir nosso compromisso diante da vida.

3 comentários:

Pires disse...

Não acho que a Igrja seja culpada por esses padres. Ela não compactua com isso. Os padres assumem um compromisso quando entram para a igreja e, alguns, rompem esse compromisso dessa maneira. Não é fácil romper uma doutrina milenar. Qualquer mudança implicaria uma rejeição aos costumes que compõem a doutrina católica.

Gilkiane Cargnelutti de Mello disse...

O porblema é que a Igreja não tem feito nada a respeito... não é simplesmente repetir os mesmos discursos... é ter atitude.

Unknown disse...

Acho que o referido titulo acima foi colocado de forma displicente e equivocada, pois da a entender a condenação de todo um sistema, é como se dissermos "um basta aos jornalista". Tendo como tema por exemplo a invasão de privacidade...cometita por alguns não por toda a classe.
A respeito da Igreja ela fez a parte dela que é destituir do sacerdocio os acusados, cabendo a justiça condenalos como homens comuns, como por exemplo na quarta passada o Pe Felix Carneiro condenado a 24 anos de prisão em São Luis(Maranhão), vamos colocar mais alguns casos de condenação vamos mais longe no dia 04/12/07 voc deve estar informada creio eu em Los Angeles EUA o Pe Michael Stephen Baker de 59 anos condenado a 10 anos de reclusão, mais recente ainda 01/07/08 a 1ª Cãmara Criminalista do Tribunal de justiça de Goiás, presidido pela Juíza Adriana Caldas condenou o Pe Edson Alves dos Santos a mais de 20 anos, então.. a Igreja sempre fez a parte dela que é entregar a justiça dos homens, e dentro do regimento e diretrizes segundo a Santa Sé e condenalos as penas impostas por parte da Igreja, claro se fosse na santa inquisição a forca seria a punição correta .....então devemos sempre ouvir os dois lados antes de dizer e condenar um sistema todo...vc deveria estudar o codigo canônico.... quando abordar um assunto seja este ou qualquer outro tenha fundamentações sólidas....Abraços e estamos sempre aí....gostei de participar de seu blog, espero outros temas para trocarmos idéias......