segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Que Eu Também Não Entendo


Quando comecei escrever o blog, coloquei como objetivo a informação, ajudar as pessoas há conhecer um pouco mais sobre a situação e os acontecimentos das autoridades da nossa sociedade.
A idéia continua a mesma, informar. O que mudou foram os aspectos.
Saber o que acontece na política, na economia, na religião, etc., é importante. Diria que essencial.
Mas e com as pessoas? O que se passa com elas... temos como entender?
Há alguns dias, comecei ler um livro de auto-ajuda, bem interessante, “Um Dia Minha Mente Se Abriu Por Inteiro”, de Iyanla Vanzant. O livro é dedicado ao Ego, aquela parte de nós que muitas vezes é simplesmente impossível controlar.
Não sei até que ponto o livro mexeu comigo, e nem qual a influência que ele tem sobre essas linhas. O que posso afirmar, é que quando me dou conta de como as pessoas são complicadas, entro em pânico.
Acredito que além do livro, a convivência com os amigos, as conversas com colegas, vizinhos, foram o que mais contribuíram para essa confusão que se instalou na minha cabeça.
Sempre que falo a respeito de política, ou afins, as pessoas costumam ter opinião formada, ou pelo menos uma idéia do assunto elas têm. Mas e quando falo de assuntos pessoais, isso mesmo, “relacionamentos”, porque elas se perdem, ficam desconcertadas?
Não tenho aqui a resposta para essa dúvida, é justamente por isso que escrevo. Para tentar descobrir o motivo pelo qual a grande maioria das pessoas não tem relacionamentos saudáveis, e muito menos duradouro umas com as outras.
Algumas pessoas até tentam se convencer de que é complicado confiar, ou que viver sozinha causa menos problemas. A verdade é que, apesar de todos os livros que já foram lançados tentando entender a cabeça de homens e mulher, não existe fórmula para isso.
Continuamos vendo as mesmas cenas, as mesmas crises, as mesmas conversas sem conclusão alguma.
Como posso querer entender a economia do país, se não entendo nem mesmo o que se passa comigo?
Como diz Arnaldo Jabor, homens e mulheres estão a cada dia mais carente de compreensão, de companhia, de carinho, sem exigências, sem cobranças, mas acima de tudo com respeito pelo próximo.
Realmente, eu não entendo! Como pode o ser humano viver preocupado, cheio de dúvidas, ter tanto medo de confiar, precisar de provas, recusar-se a praticar o que prega?
Porque precisamos estar certos o tempo todo?
Aceitar que ninguém é perfeito, que nós não somos perfeitos, é um grande passo. Mas não significa que vamos saber como agir, que não vamos nos sentir inseguro às vezes.
Será que sabemos quando devemos mudar e largar mão do que só nos faz sofrer? seja um emprego, um namoro, qualquer envolvimento... ou mesmo nossos pensamentos, nossas ansiedades e fantasias...
Se um dia terei essa resposta, não garanto. Só não quero desperdiçar meus dias tentando entender o inexplicável e, tão pouco, sofrendo pelo que não passa de incômodo...

Um comentário:

Unknown disse...

os relacionamentos não são complicados.. são as pessoas que complicão o relacionamento..=p..hehe